CULTURA, ARTE, EDUCAÇÃO COM ENFOQUE PRINCIPAL NA MÚSICA.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cantigas de Roda



Hoje em dia, infelizmente, não vemos mais crianças nas ruas brincando de roda, um brinquedo tão provedor de cultura, musicalidade e socialização. Apenas em poucas escolas, e somente com as crianças menores, é que sabemos da presença desta atividade. O brinquedo de roda era um dos melhores meios de diversão entre os familiares em outras épocas. Além de manter a família reunida por um determinado tempo, ele estreitava o vínculo afetivo com gestos de abraçar, beijar, apertar a mão e beliscar o nariz. Além disto, o brinquedo de roda desenvolve a coordenação motora, a expressão corporal e a percepção auditiva, uma vez que a maioria das brincadeiras pede movimentos com os pés, mãos, quadris, braços, rosto, o pular e rodar, e o uso da voz. Temos cantigas lindas e divertidas. Quem se interessar pode procurar os Cds Abre a Roda Tindolelê, Ó, bela Alice e Brincadeiras de Rodas, estórias e canções de ninar, um belo apanhado!

Sugiro aos pais, tios, amigos, professores que brinquem de roda com suas crianças, que retomem este costume tão educativo e prazeroso!


2 comentários:

  1. roda e muito legal eu gosto de brincar de roda porque minha mae me ensinou

    ResponderExcluir
  2. porque minha mãe me ensinou,
    vou brincando com a roda: rodando as mãos, rolando no chão, rodeando as brincadeiras de tostões...
    porque meu pai me ensinou, vou brincando na rua: a roda de rinha, a roda de roda, a roda de rima e a roda de ruar a bola em traves de sonhos...
    que todos possam rodar rodando a roda das crianças que escondemos.
    Beijos do titio, Clarinha!
    Te amo, mana! Belo trabalho!

    ResponderExcluir